“O grande orixá” ocupa uma posição única e inconteste do mais importante orixá e o mais elevado dos deuses yorubás. É o dono da argila e da criação, onde molda os seres humanos em barro. Senhor do silêncio, do vácuo frio e calmo, onde as palavras não podem ser ouvidas. Por apreciar muito o vinho de palma, embriagando-se frequentemente, perdeu a chance de criar a terra e tornou-se responsável pela moldagem das pessoas e ficou proibido de beber o vinho. Teimoso, às vezes passa por cima dessas regras. Pessoas com defeitos de nascença, provocados por ele, lhe pertencem. Ele as protege para se redimir. Muda de nome conforme a situação. Lento como um caramujo, todo de branco como seu ritual exige, é conhecido como Oxalufan. Enérgico e guerreiro, de colar branco com azul-real, é Oxaguian. Em todas as versões é Oxalá, o rei do pano branco.
Características
Dia da semana: Domingo.
Saudação: Êpa Êpa Babá!(Viva o Pai).
Sincretismo: Jesus, Cristo.
Cores: Branca
Candomblé: Oxaguian, branca e azul claro. Oxalufã, branca, marfim, pérola e chumbo.
Símbolos: Oxaguian, espada e “mão de pilão” em metal branco. Oxalufã, opaxorô, cajado de prata, chumbo ou metal branco.
Principais oferendas: Vela branca, rosa e flores brancas, suas comidas e frutas típicas.
Elemento: Ar. (céu e atmosfera).
Algumas ervas: Tapete de Oxalá (Boldo), Saião (Folha da fortuna), Folha da costa, Malva branca, Cana-do-brejo, Rosa branca.
Animal:Pomba branca.
Comida: Canjica branca cozida, acaçá, massa de inhame, arroz, milho branco,uva branca,pêra,maçã,obibranco.
Domínio:Céu,Ar,Rios e Montanhas.
Particularidades: Pai de todos os Orixás, ele quem permitiu a todos os Orixás escolherem seus domínios.
Alheio a disputas, brigas, violência, gosta de ordem, da limpeza e da pureza.
Características:Equilibrado,tolerante,calmo,grande,respeitabili-dade, força de vontade, confiabilidade.
Arquétipos
Os filhos deste orixá são pessoas calmas e dignas de confiança. São dotados de grande sabedoria, pois estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor, não cansam de estudar e buscar o conhecimento. Os filhos de Oxalufã (velho) possuem tendência a serem preguiçosos. O trabalho braçal não os atraí, preferem buscar lugares onde possam colocar as suas idéias e projetos em atividade. Extremamente responsáveis, são ótimos projetistas e organizadores. Seus principais defeitos são: preguiça, teimosia e lentidão. Por serem calmos, nunca se deve abusar da paciência, pois quando acaba… Os filhos de Oxaguian (novo) já são mais ativos, guerreiros, alegres e trabalhadores. São incansáveis em seus ofícios e projetos, possuem também tendências ao estresse por se darem demais as suas funcões. Responsáveis como ninguém. Assim como Oxalufã (velho) também são teimosos orgulhosos e inteligentes. São os famosos senhores do tudo ou nada. Ou dá certo ou não. Seja nos negócios no amor e nas amizades.